Cabo de Santo Agostinho recebe 34ª e 35ª varas federais

Em seguida, o diretor do Foro...

04/12/2013 - 16:37

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Francisco Wildo, inaugurou, na manhã desta terça-feira (3), a Subseção do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. A subseção vai abrigar as 34ª e 35ª varas federais, que terão como juízes titulares o magistrado Joaquim Lustosa Filho e o juiz Claudio Kitner, respectivamente.

A inauguração teve início com a leitura do resumo da Resolução nº 20/2013 de 26/06/2013 do TRF5, que instalou as duas varas. Em seguida, o Hino Nacional foi entoado e o diretor da subseção, juiz federal Claudio Kitner, falou sobre o entusiasmo de dirigir a mais nova subseção da JFPE. "Registro aqui o meu forte entusiasmo em poder contribuir, de forma efetiva, juntamente com o meu colega e amigo Joaquim Lustosa Filho, juiz federal titular da 34ª Vara, na estruturação desta nova Subseção Judiciária, trazendo um pouco da minha experiência profissional adquirida ao longo destes sete anos de carreira na magistratura federal", enfatizou.

Em seguida, o diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco, juiz federal Frederico José Pinto de Azevedo, destacou a abrangência da JFPE, que com as 12 subseções instaladas, consegue alcançar as cinco mesorregiões do estado pernambucano. "A Seção Judiciária de Pernambuco está presente do litoral ao sertão. Também aproveito esse momento para, usando a frase de um escritor britânico, agradecer a todos da Secretaria Administrativa que fizeram com que essa ocasião acontecesse: Nunca tantos deveram a tão poucos", salientou.

Finalizando, o presidente do TRF5 ressaltou a chegada da subseção no Cabo como mais uma forma de aproximar a Justiça Federal dos moradores do entorno do município. "Descentralizar a Justiça é valorizar o ser humano. Agora, os cidadãos não precisarão deslocar-se para a capital para solucionar seus problemas", destacou o magistrado.

As varas terão competência plena e a jurisdição vai atingir sete municípios situados no entorno do Cabo de Santo Agostinho - Amaraji, Cortês, Escada, Ipojuca, Primavera, Rio Formoso e Sirinhaém. A implantação da subseção cumpre a Lei nº 12.011/2009, que versa sobre a criação de varas federais e interiorização da Justiça Federal. As varas estão instaladas na Rua Projetada C, nº 103, do Loteamento Pinzón da Cidade Garapu.

Por: Seção de Comunicação Social - JFPE

Ícone: Imprimir Imprimir