Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

Mês do Servidor: visita guiada reconta história e contempla patrimônios da cidade do Recife

10/10/2019 às 19:50:00

Um olhar pelo patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do bairro de Santo Antônio da cidade do Recife, especialmente na Rua do Imperador e seu entorno, que proporcionou um mergulho na história da evolução urbana da capital pernambucana, com projeção de slides sobre a fundação da vila até os dias de hoje, este foi o roteiro realizado pelos servidores da 21ª Vara Federal de Pernambuco, guiado pelo juiz federal Francisco Barros e Silva, na tarde da última sexta-feira (4/10). Entre os locais visitados, o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. O grupo também foi à Secretaria Estadual da Fazenda, onde estão expostos os painéis modernistas de Cícero Dias. O roteiro contemplou, ainda, o complexo Franciscano, com ênfase na Capela Dourada e a arquitetura de quatro séculos distintos na Rua do Imperador.  A atividade foi proposta pelo magistrado, titular da 21ª Vara Federal, para homenagear os servidores, neste mês em que a Justiça Federal em Pernambuco está promovendo uma programação especial para os servidores da Seção Judiciária de Pernambuco, sem que houvesse a suspensão do expediente na vara e nem prejuízo ao atendimento às partes e advogados.

Francisco Barros e Silva também promoveu a visitação guiada e com o mesmo roteiro, no primeiro semestre deste ano, direcionada aos juízes federais que participaram do último Curso de Iniciação à Magistratura, promovido pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região – Esmafe. Embora não tenha titulação formal na área de patrimônio, o juiz federal Francisco Barros e Silva já fez estudos sobre história regional. O magistrado destacou que é possível estender a visitação guiada, caso haja interesse de servidores de outras unidades da Seção Judiciária de Pernambuco, o que seria acordado com a Direção do Foro da JFPE, que juntamente com a Esmafe, apoiou a iniciativa da visitação da última sexta-feira. Outros pontos podem ser inseridos no roteiro, como Palácio da Justiça, Arquivo Público, Gabinete Português de Leitura e Igreja do Rosário.

“A atividade tem vários pontos positivos: agrega o nosso grupo e melhora a qualidade de vida; trabalha o tema do patrimônio histórico e artístico nacional, um dos temas de forte atuação da Justiça Federal; além de reforçar os laços dos cidadãos com a cidade, permitindo vê-la com olhar diferente”, ressaltou. De acordo com o juiz federal, a visitação também teve uma surpresa. “Ao cruzarmos a ponte Duarte Coelho, fomos contemplados por uma imagem rara na nossa cidade: uma garça azul (egretta cearulia) no rio Capibaribe”, destacou Francisco Barros e Silva, lamentando não ter sido possível fazer uma foto nítida da espécie.

“Foi uma experiência muita rica e uma oportunidade de valorizar a origem e história da nossa cidade, enriquecida, principalmente, pelo conhecimento do nosso guia, o juiz federal Francisco Barros e Silva, que acrescentou mais detalhes às informações do guia de cada local visitado”, salientou a servidora Icléa Braga, assessora da 21ª Vara Federal.


Autor: Assessoria de Comunicação da JFPE

Pin It

 Imprimir 







Top