Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

Novos juízes conhecem o funcionamento da JFPE

22/01/2019 às 20:00:00

Nesta segunda-feira (21), os juízes federais substitutos recém empossados, que participam do curso de iniciação à magistratura, desenvolvido pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), participaram de uma experiência inédita. Em vez de aulas expositivas para apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 5ª Região, foram montados dez estandes com representantes das Seções Judiciárias de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além da participação de servidores de setores estratégicos do TRF5, para que os novos integrantes da Justiça Federal conhecessem o funcionamento da Corte e as boas práticas adotadas pelas seções judiciárias vinculadas. A atividade, realizada na Sala Capibaribe, fez parte do módulo “Estrutura Administrativa do TRF5”. 

Representando a JFPE, estiveram presentes o diretor e o vice-diretor do Foro, juízes jederais Frederico Azevedo e Cesar Arthur Cavalcanti; a diretora da Secretaria Administrativa (Secad), Izabel Furtado; o diretor do Núcleo de Administração, Josemar Melo; a supervisora do Setor de Treinamento, Nathiene Alencar; e os representantes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Neto Vasconcelos, e do Núcleo de Gestão de Pessoas, Anastácia Cristina Ferreira.  A equipe foi responsável pela exposição da estrutura administrativa da Seção Judiciária de Pernambuco aos novos magistrados, além do destaque de boas práticas e ações desenvolvidas pela Seção, como o concurso de produção textual, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, em 2018, a implantação do Centro de Inteligência, o mapeamento de processos, o funcionamento do Cejusc e o investimento em segurança institucional, entre outros temas.

Para os novos magistrados que passam a compor o quadro de juízes da JFPE, Caio Fonseca e Marina Cofferri, a ação é uma oportunidade de aprendizado e aproximação dos colegas de trabalho. “Já temos um conhecimento da estrutura da Justiça Federal, mas não este conhecimento mais íntimo, como tivemos hoje. Foi uma oportunidade para conhecer pessoas e receber itens essenciais para o desenvolvimento do trabalho, além de interagir com as outras seções. Afinal, todos fazemos parte de um só Tribunal”, destacou Caio Fonseca, natural de Natal, que há dois anos morava em Brasília e será lotado na Subseção de Garanhuns. “Depois de dois anos longe, tinha muito desejo de voltar para o Nordeste”, comentou. Já Marina Cofferri, natural do Paraná, lembrou que o curso vem superando as expectativas. “Está sendo um período importante de muito aprendizado, que nos prepara para exercer nossa função. Estou muito feliz por ingressar no serviço público, mas também com o sentimento de muita responsabilidade. Queremos apreender o máximo de informações aqui para executar bem o cargo”, considerou a magistrada que exercerá sua função em Serra Talhada.  


Autor: Assessoria de Comunicação JFPE

Pin It

 Imprimir 







Top