Ouricuri economiza 30% de energia entre os meses de maio e julho

A Subseção de Ouricuri mostrou que entende de economia: entre os meses de maio e julho, a Subseção conseguiu diminuir em 30% o consumo de energia elétrica. Esse percentual de economia só foi alcançado depois de traçado um plano de ação envolvendo todos os que fazem a Subseção, segundo explica o servidor Rodrigo Duarte.

"Iniciamos com o funcionamento dos condicionadores de ar, que eram ligados das 8h às 17h30. Como nossa economia não se mostrou muito efetiva, no dia 09 de junho realizamos uma reunião com todos os 28 funcionários (17 servidores, 3 estagiários e 8 terceirizados), com o objetivo de adotar outras medidas de economia", esclarece Rodrigo.

As medidas adotadas foram : ligar os condicionadores de ar a partir das 8h e desligá-los às 17h15; a partir de 17h30, só ter um servidor plantonista no setor; a partir das 18h não ter mais servidores na vara, salvo em casos especiais; desligamento da cafeteira elétrica e armazenamento do café em garrafas térmicas (o café passou a ser feito uma vez pela manhã e uma vez pela tarde); diminuição da iluminação artificial (sem prejudicar o desempenho do servidor); desligamento/hibernação dos micros no horário de almoço; divulgação pelo Apoio Administrativo de folders da Celpe com dicas de economia e uso consciente da energia e, principalmente, a participação ativa de todos os funcionários.

O servidor ressalta que a 27ª está comprometida em manter essa postura firme independente de qualquer conjuntura externa. "Esse comportamento tem que existir e continuar. É compreender, da forma mais realista possível, que o ambiente de trabalho é uma extensão do nosso lar, e aquele precisa de tanto cuidado quanto este", relatou.