i JFPE - JFPE em Petrolina inicia a terceira edição do projeto “A Comunidade Escolar na Justiça Federal”
Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

No último dia 02 de maio (quarta-feira), às 8h, a Subseção de Petrolina, no Sertão do Estado, recebeu 30 alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Dom Bosco, escola particular sediada naquela cidade.  Os estudantes visitaram as instalações da Subseção, em cumprimento à primeira etapa da terceira edição do projeto "A Comunidade Escolar na Justiça Federal".

O objetivo deste projeto é aproximar a comunidade, em especial crianças e adolescentes, da Justiça Federal, de modo a promover o conhecimento sobre o papel da Justiça, despertar na juventude o interesse em ingressar em carreiras jurídicas e desenvolver a oratória, o gosto pela leitura e pela argumentação.

Agora a escola se prepara para comparecer ao auditório da Subseção e realizar um julgamento colegiado simulado, no qual os alunos atuarão como membros do Sistema de Justiça, representando os papéis de juízes, promotores, advogados e servidores. O julgamento terá como tema a obra "São Bernardo", de Graciliano Ramos, e nele será apreciado o tema violência contra a mulher (Lei Maria da Penha): os alunos decidirão se Paulo Honorário é culpado pelo suicídio da esposa dele, Madalena, ante os maus tratos psicológicos que lhe causava. A ação é aberta ao público e contará com a presença dos estudantes do colégio Dom Bosco, além de seus pais e professores, bem como os servidores da Justiça Federal.

Iniciado em outubro de 2014, a primeira edição do projeto, em parceria com a Gerência Regional de Ensino (GRE), contou com a participação de alunos da rede estadual de ensino. No ano seguinte, foram contemplados os alunos do colégio Plenus, pertencente à rede particular.

Pin It






Top