i JFPE - Magistrados participam de curso “Pensamento Jurídico Contemporâneo”
Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

Nos últimos dias 24, 25 e 26 de maio, a JFPE sediou o curso Pensamento Jurídico Contemporâneo, do Programa de Formação Continuada. O curso teve como objetivo apresentar aos magistrados a evolução do Pensamento Jurídico Contemporâneo, possibilitando o aprimoramento do senso crítico e capacidade de reflexão e de argumentação sobre o sentido do Direito e o papel dos juízes.

Os conteúdos foram abordados de forma expositiva, além de estudos de casos e discussões acerca dos assuntos explanados. Buscou-se deixar claro o panorama do debate atual em Teoria do Direito, especialmente a divergência entre quatro teorias dominantes - positivismo exclusivo, positivismo inclusivo, interpretativismo e jusnaturalismo - e esclarecendo como cada uma delas responderia aos desafios apresentados e aos casos concretos.

O curso criou a oportunidade para que o nível da teoria mais abstrata pudesse interagir não apenas com a prática exemplificada pelos próprios autores estudados, mas também com a prática já acumulada e projetada pelos participantes em seus respectivos afazeres judiciários.

Pin It






Top