Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Transmissão pelo YouTube da JFPE abordou as vantagens da conciliação e anunciou seleção de conciliadores
Últimas atualizações: 22/10/2021 às 14:45

Se você perdeu ou quer rever a transmissão ao vivo sobre a atuação dos Centros de Conciliação para a resolução mais rápida e prática de conflitos no Judiciário, realizada na noite de ontem (21), no canal do YouTube da Justiça Federal em Pernambuco - JFPE, é só ir no canal, pois a live ficou gravada. Os juízes federais Nilcéa Maggi, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal em Pernambuco – JFPE no Recife, e Arthur Napoleão Teixeira Filho, coordenador do Cejusc em Petrolina, contaram suas experiências, mediados pela coordenadora dos Juizados Especiais Federais (JEFs), a juíza federal Danielli Rabêlo.

A juíza federal Nilcéa Maggi apontou os diversos ganhos proporcionados pela Conciliação, entre os quais, “a prestação jurisdicional célere, efetiva, justa e adequada”.  Contou a experiência exitosa dos acordos realizados no Conjunto Muribeca, além de agradecer ao juiz federal Arthur Napoleão pelo espírito de cooperação, uma vez que a equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da JFPE em Petrolina está auxiliando nas conciliações dos Juizados Especiais Federais da capital Recife.

O juiz federal Arthur Napoleão fez questão de ressaltar que a juíza federal Nilcéa Maggi espalha seu amor pela conciliação para todos e que o trabalho dos conciliadores representa a força dos Cejuscs. O magistrado falou do histórico da conciliação e mediação. Para ele, “um dos grandes desafios é mudarmos a mentalidade litigiosa que impera na nossa sociedade. A conciliação em si, não veio para diminuir processos, mas para dar uma solução mais adequada ao conflito, promovendo uma verdadeira pacificação do conflito”. Citando o exemplo de conciliações referentes a processos de concessão de auxílio emergencial, o magistrado destacou que é muito gratificante ver a repercussão social da solução mais rápida dessas demandas pela via da conciliação, principalmente para os mais necessitados economicamente. 

A juíza federal Danielli Rabêlo enfatizou a importância de fortalecer os Cejuscs, uma vez que a conciliação é, ao seu ver, onde se encontra a pacificação social, principalmente diante da grande quantidade de processos no país. Em seguida, anunciou que em breve será lançado o edital para seleção de conciliadores da Justiça Federal em Pernambuco. O processo será virtual e os selecionados, que não necessariamente precisam ser da área ade Direito, passarão por capacitação, oferecida gratuitamente pela JFPE.  A transmissão contou com a participação também da conciliadora do Cejusc/Petrolina, Edileide Coelho, que afirmou que o maior desafio na conciliação é “desarmar” as partes. Clique aqui e confere mais informações transmitidas na live.



Por: Assessoria de Comunicação JFPE

Mapa do site