Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Justiça Federal da 5ª Região promove I Semana de Acessibilidade e Inclusão 
Últimas atualizações: 19/09/2022 às 11:00
Imagem de quebra-cabeça incluindo uma peça em fundo amarelo

Acessibilidade, capacitismo, inclusão e diversidade são palavras cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Mas você sabe o que elas significam? Como forma de sensibilizar as pessoas sobre esses conceitos e sobre várias outras questões ligadas à pessoa com deficiência (PCD), as Comissões Permanentes de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas promovem, entre os dias 19 e 23 de setembro, a I Semana de Acessibilidade e Inclusão. Com o tema “Acolhendo a Diversidade: o protagonismo da pessoa com deficiência”, o evento vai contar com a participação de integrantes de toda a Justiça Federal da 5ª Região (JF5), com atividades presenciais e on-line.  

O primeiro dia da programação será marcado por uma campanha regional de sensibilização, com o lançamento da cartilha intitulada “Direito à Inclusão”. A publicação apresenta informações sobre os direitos da pessoa com deficiência, como direito à educação, ao trabalho, acessibilidade e saúde, trazendo, ainda, várias dicas de inclusão.   


Já no dia 20/09, será realizada a palestra “Capacitismo e os desafios da pessoa com deficiência”, com o consultor em Políticas Públicas de Acessibilidade Hellosman de Oliveira Silva e com a militante do movimento da pessoa com deficiência e participante do coletivo Serviço Social Anticapacitista, Fábia Halana Pita. O evento será on-line, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRF5 no YouTube. O juiz federal auxiliar da Presidência do TRF5 e presidente da Comissão de Acessibilidade da Corte, Marco Bruno Miranda, realizará a abertura oficial da programação.  


Na quarta-feira (21), mesma data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a programação segue presencialmente, com a realização da oficina “Nada sobre nós sem nós”. A atividade, que acontecerá no TRF5, das 13h às 17h, vai reunir PCDs que integram o quadro de pessoal da JF5 para um grande debate sobre o tema da acessibilidade.  


Durante o encontro, os participantes pretendem elaborar uma carta-manifesto, com o que eles desejam para tornar a JF5 mais inclusiva. Além disso, o grupo vai propor um protocolo de atendimento (fluxograma), com o passo a passo para que as unidades da JF5 se tornem mais receptivas e acolhedoras.  A atividade será coordenada pela juíza federal Lianne Motta, que é presidente da Comissão de Acessibilidade da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), com a participação das servidoras Shirley Magnólia e Cybelle Lemos, também integrantes da JFRN.  


A programação da quinta-feira (22) será destinada a atividades locais, desenvolvidas por cada Seccional. Já na sexta-feira (23), último dia da Semana de Acessibilidade e Inclusão, será realizada a palestra “A importância da gestão da acessibilidade”, destinada aos integrantes das Comissões de Acessibilidade das Seções Judiciárias. Ministrada pela assessora para Inclusão e Acessibilidade do Tribunal de Contas da União (TCU), Valéria Cristina Gomes Ribeiro, a exposição acontecerá das 10h às 12h, através da plataforma Zoom. A programação contará, ainda, com a apresentação do coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Norte (APAE-RN).  

Campanha solidária 
A programação da Semana de Acessibilidade e Inclusão também contará com uma ação solidária: a campanha para arrecadação de recursos para reforma da sede da Casa Donem - Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Doenças Neuromusculares. As doações podem ser realizadas até o final do mês de setembro, através de transferência bancária ou por Pix. 

Os comprovantes de doação devem ser enviados para o e-mail da servidora do TRF5 Luciana Marques (lpmarques@trf5.jus.br) . 

Dados para doação: 

Banco: 336 - Banco C6 S.A. 

Agência: 0001 

Conta corrente: 19821820-6 

CNPJ: 18.630.824/0001-00 

Nome: DONEM-PE 

Pix : contato@donem.com.br 

 

Confira a programação completa da I Semana De Acessibilidade e Inclusão. 
 



Por: Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Mapa do site