Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Setembro Amarelo: JFPE promoveu palestra sobre prevenção ao suicídio
Últimas atualizações: 20/09/2022 às 11:15
tela de videoconferência com várias pessoas

Como parte das ações de adesão da Justiça Federal em Pernambuco – JFPE à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, a Seção de Treinamento promoveu, na tarde de ontem (19/9), pela plataforma de videoconferência Teams, um bate papo com a servidora da Justiça Federal em Alagoas -JFAL e psicóloga, Vilma Victal.  Em sua palestra, intitulada “Prevenção ao suicídio: você também pode salvar uma vida!”, a psicóloga abordou diversos aspectos, objetivando desfazer mitos em torno do assunto, que podem estimular ainda mais a tentativa de suicídio.

Para Vilma Victal, é importante observar comportamentos que podem vir a fortalecer o impulso suicida, identificar sinais que devem preocupar: prestar atenção às mudanças extremas de humor; tentativa prévia de suicídio; depressão, alcoolismo, dependência de drogas, transtorno bipolar, entre outros. “O que impulsiona uma pessoa ao suicídio é a falta de apoio. Como ajudar? Escutar, sem julgar, sem minimizar a dor da pessoa, sem culpar ninguém, sem tentar convencê-la de nada, ficar junto, bem como contatar familiares ou amigos”, aconselha.

Para ela, pensamentos suicidas geralmente duram pouco tempo, por isso é fundamental estar junto da pessoa. Mas ela adverte que para a pessoa em sofrimento, a sensação é de que vai durar para sempre. E indica que em casos de pensamentos persistentes, a pessoa deve ser encaminhada para serviços de psicologia e psiquiatria. “Pensamentos suicidas limitam a visão. É difícil olhar além e enxergar alternativas. Os sentimentos são de desemparo e desesperança. Os serviços de apoio por telefone, a exemplo do CVV, também servem para as pessoas que estão do lado de quem está com pensamentos suicidas, para que elas possam ser orientadas”, ressaltou Vilma Victal.



Por: Assessoria de Comunicação da JFPE

Mapa do site