Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

TRFMED REDUZ MENSALIDADES EM 10%
Últimas atualizações: 14/11/2022 às 11:30

Beneficiários do TRFMED vão pagar menos pelo plano de saúde a partir de dezembro. A nova tabela de preços aprovada pelo Conselho Deliberativo da autogestão em saúde traz valores 10% menores. A redução foi calculada com base em um estudo atuarial contratado pelo TRFMED, que analisou os riscos, o volume de reservas financeiras da autogestão, os custos do plano e o perfil dos beneficiários.  

Entre os elementos que possibilitaram a redução no valor das mensalidades está o aumento no número de beneficiários, que superou a marca de cinco mil vidas. Esse quantitativo confere, ainda, maior solidez à autogestão, a qual iniciou sua operação em 2020 apenas no estado de Pernambuco. Ainda é esperada a adesão de novos beneficiários com o início da operação do TRFMED, prevista para o próximo mês, nas demais seccionais. A expectativa é que o número de vidas dobre até meados de 2023, chegando a quase 11 mil beneficiários.  

A mudança no perfil dos beneficiários também contribuiu para a redução dos custos, sobretudo o rejuvenescimento das vidas, diante do aumento do percentual de jovens e adultos em relação ao total de beneficiários. No início da operação do plano, isso representava 63% do total de beneficiários e, hoje, representa 78%. A perspectiva é que esse percentual aumente ainda mais e chegue a 83% com a adesão em massa de magistrados e servidores das seccionais.  

Outro fator determinante para a redução das mensalidades foi o aumento do orçamento da Assistência Médica e Odontológica ao Servidor (AMOS) revertido para a Autogestão. Este patrocínio permite que a contribuição dos magistrados, servidores, dependentes e agregados fique abaixo dos valores praticados no mercado por planos de saúde de categoria similar.  

Vale ressaltar, também, que enquanto o TRFMED reduz preços, os planos de saúde privados disponíveis no mercado aumentam suas mensalidades (15,5% é o percentual autorizado pela ANS em 2022 para planos individuais, porém planos empresariais e coletivos costumam ter reajustes bem maiores). A redução no valor da mensalidade é ainda mais significativa quando considerado o aumento do Custo Médico Hospitalar (VCMH), medido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), que foi de 23% nos últimos 12 meses.   

Revisões na tabela de preços 

Desde que foi criado em 2020, o TRFMED já promoveu duas revisões em suas tabelas de preços. Ambas resultaram em redução nos valores pagos pelos beneficiários. Na primeira oportunidade, em dezembro de 2021, a redução variou de acordo com a faixa etária, chegando a 35% para alguns beneficiários. Desta vez, optou-se por uma redução uniforme em todas as faixas etárias e nos dois planos, o Nacional e o Ampliado.  

A diretora do TRFMED, Juliene Tenório, comemorou a redução na tabela de preços. “Todo esforço da nossa equipe tem como objetivo oferecer um serviço cada vez melhor e completo por um custo cada vez menor de forma responsável. Nesses dois primeiros anos do TRFMED, foi exatamente isso que conseguimos fazer, honrando com excelência o compromisso que assumimos com nossos beneficiários”, concluiu a diretora. 

Confira, aqui, a nova tabela de preço do TRFMED, válida a partir de dezembro/22. 



Por: TRFMED/Divisão de Comunicação Social do TRF5

Mapa do site