Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Em parceria com Polícia Federal, juízes e servidores participam de curso sobre Sobrevivência Urbana
Últimas atualizações: 23/11/2022 às 15:05
Foto curso sobrevivência PF novembro 2022

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) participou de treinamento sobre o tema “Sobrevivência Urbana”, ministrado pela Superintendência Regional da Polícia Federal/PE. O curso aconteceu nesta terça-feira (22) e contou com a presença de membros da Justiça Federal da 5ª Região, entre eles o desembargador federal do TRF5, Roberto Wanderley, o Diretor do Foro da JFPE, Claudio Kitner e policiais judiciários da JFPE.

O treinamento foi dividido em duas partes, sendo uma parte teórica e outra prática, realizada por meio de oficinas que simularam situações de violência do cotidiano. Chefe do Serviço de Ensino Operacional da Academia Nacional de Polícia, o agente Eduardo de Castro Pereira esclareceu pontos do curso. “O treinamento se deu por meio de ações educacionais voltadas à capacitação do agente público para atuação durante o período em que ele se encontrar fora da jornada de trabalho. O curso irá auxiliá-los na tomada de decisões frente a situações de assalto e agressões de terceiros”, esclareceu o palestrante.

Juiz federal titular da 24ª Federal, Tiago Antunes de Aguiar participou do estudo representando os magistrados. “O treinamento prático é fundamental porque você pode colocar em prática o que foi visto na teoria, através de exercícios que simulam situações reais, como por exemplo um assalto em uma agência bancária. Também foram demonstrados métodos de prevenção, como ter uma reação ativa no caso de acontecer uma situação inesperada, mas sempre como muita consciência, buscando janelas de oportunidades através de uso de arma de fogo, fuga, luta corporal ou simplesmente obediência, garantindo assim a sobrevivência, ou seja, voltar vivo para casa”, salientou.

“As parcerias com outros órgãos, a exemplo da Polícia Federal nesse caso, enriquecem o quadro da Seção Judiciária de Pernambuco. O tema é necessário e ficamos muito satisfeitos com a forma como foi tratado o assunto”, aprovou o Diretor do Foro, Claudio Kitner.



Por: Assessoria de Comunicação - JFPE

Mapa do site