Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Subseção de Petrolina lança cartilha com orientações a advogados para processos dos JEFs 
Últimas atualizações: 30/11/2022 às 12:00
Capa da cartilha - mãos coloridas foram um globo - título Mãos dadas

Na próxima quinta-feira (1º/12), a Subseção Judiciária de Petrolina realizará o lançamento da cartilha Mãos Dadas, voltada para advogados e advogadas atuantes em processos que tramitam nos Juizados Especiais Federais (JEFs). A cartilha será apresentada pela magistrada titular da 8ª Vara Federal Thalynni de Lavor Passos, em evento na sede da OAB de Petrolina, às 17h. O evento será aberto a advogados e demais interessados. 

O material informativo foi elaborado em parceria com o Laboratório de Inovação Fervo da JFPE e traz, de forma simples e didática, dicas e orientações para os advogados, a exemplo do uso do Sistema PJe2.X e os documentos essenciais para propositura de ações nos JEFs. 

Nos últimos cinco anos, a Justiça Federal de Petrolina vem recebendo crescente aumento na distribuição processual, que, por sua vez, repercutiu no tempo médio de tramitação dos processos e relevante aumento do acervo das varas. A Cartilha atende à necessidade de preparação dos Advogados e Servidores ao manejo das iniciais de forma adequada à programação de Inteligência Artificial, que está sendo preparada para o PJE2x, visando trazer a agilidade na triagem.

De acordo com a juíza federal Thalynni Passos, a confecção da cartilha é mais uma ação do Projeto Mãos Dadas, criado em junho de 2022 pela Justiça Federal em Petrolina, juntamente com a OAB , DPU e INSS. O projeto é composto por várias iniciativas que visam a melhoria do atendimentos aos jurisdicionados, principalmente em causas dos Juizados Especiais, que em sua maioria, envolvem  processos previdenciários, ligados ao INSS, como aposentadorias, licença- maternidade, auxílio-doença, entre outras causas com valores de até 60 salários mínimos. Em julho deste ano, as discussões entre representes dos órgãos culminou com a Portaria Nº 88/2022, que trata da instrução concetrada dos atos processuais entre outras informações.



Por: Assessoria de comunicação JFPE

Mapa do site