Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Pesquisa analisará impactos da implementação das políticas tecnológicas do Programa Justiça 4.0 
Últimas atualizações: 13/02/2023 às 13:35

Pesquisa analisará impactos da implementação das políticas tecnológicas do Programa Justiça 4.0 

Começa nesta segunda-feira (13/2) e vai até o dia 3 de março, o prazo para preenchimento da pesquisa Diagnóstico Justiça 4.0: Pesquisa sobre o impacto da implementação dos Núcleos de Justiça 4.0, Balcão Virtual e Juízo 100% Digital. O estudo é feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Programa Justiça 4.0, a partir da análise dos dados estatísticos existentes no CNJ e informações coletadas por meio da aplicação de dois questionários on-line que subsidiarão o complemento do estudo.

 A pesquisa terá a participação de 87 tribunais dos cinco segmentos da Justiça e será realizada em duas etapas. A primeira será feita em caráter piloto, entre janeiro e março deste ano, com três tribunais: o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), já concluído, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). A partir de abril, a pesquisa será expandida para os demais tribunais (exceto os tribunais superiores). O objetivo é gerar evidências sobre o impacto da implementação das políticas tecnológicas do Programa Justiça 4.0 na criação de novos fluxos, processos e formas de trabalho nos tribunais e medir resultados sobre seus efeitos na promoção da eficiência, efetividade e economicidade para o Poder Judiciário. Além disso, a pesquisa irá levantar as mudanças e boas práticas adotadas a partir da virtualização do modelo de trabalho no processo jurídico e administrativo dos tribunais.

O levantamento dos dados será realizado pela aplicação de dois questionários distintos e complementares: (i) questionário direcionado à gestão do Tribunal; e (ii) questionário de percepção, direcionado ao corpo funcional do Tribunal. O questionário direcionado à gestão do Tribunal é composto por 13 questões orientadas para o levantamento de dados e informações provenientes da governança dessa Corte. Já o questionário de percepção é composto por 15 questões e será direcionado a todos os colaboradores (as), servidores(as) e magistrados(as) desse Tribunal.

As questões foram pensadas para captar a percepção desses universos de respondentes acerca de quesitos que podem subsidiar as análises das hipóteses propostas no estudo diagnóstico, como também investigar outros temas aderentes à natureza da pesquisa. 

Diagnóstico Piloto  - A participação do TRF -5 no diagnóstico piloto acontece no âmbito do Termo de Cooperação Técnica nº 028/2021, firmado entre o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho da Justiça Federal, por meio do qual o TRF-5 firmou adesão no dia 19 de março de 2021 com o objetivo de promover, na esfera de atuação do Programa Justiça 4.0: “esforços para o desenvolvimento e uso colaborativo dos produtos, projetos e serviços do “Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos”.

Clique aqui e tenha acesso ao questionário de percepção, dirigido para servidores(as), magistrados(as) e colaboradores(as) dos Tribunais.



Por: Assessoria de Comunicação do CNJ

Mapa do site