Imagina poder resolver em apenas uma reunião, uma demanda judicial que já dura meses, ou até anos? Esse é o objetivo da Primeira Semana Regional de Conciliação que teve início nesta segunda-feira (27) e vai até a sexta-feira (1/12).
A I Semana Regional de Conciliação traz na sua programação mutirões de conciliações elaborados por cada Seção Judiciária que compõe a 5ª Região (Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte). A abertura oficial do evento aconteceu na Seção Judiciária do Ceará, com a participação do ministro do STJ, Marcelo Ribeiro Dantas e do corregedor do TRF5, desembargador federal Leonardo Carvalho. O evento foi transmitido em tempo real por videoconferência para todos os Centros de Conciliação das Seções Judiciárias participantes.
Na Seção Judiciária de Pernambuco, o foco das conciliações são os processos previdenciários que envolvem principalmente ações de pensão por morte em face do INSS. O Projeto Viuvez, desenvolvido pelo Cejusc da JFPE, designou ao todo, 240 audiências sobre o tema (60 audiências presenciais por dia), além de outras 15 audiências de aposentadoria especial rural, telepresenciais, designadas para o dia 1º /12.
Em substituição à juíza federal coordenadora do Centro de Conciliação da JFPE, Daniela Zarzar, a juíza federal Liz Corrêa Azevedo, esteve à frente da abertura da semana de mutirão na JFPE, “Estamos muito felizes pela realização desta primeira Semana de Conciliação da 5ª Região, que também marca a nossa retomada de conciliações com o INSS que ´ficaram suspensas por um período. Lembramos que além da semana de conciliação, o Cejusc está aberto o ano inteiro. Quem tiver interesse em conciliar pode procurar p Centro de Conciliação da Justiça Federal em Pernambuco. ”