A Semana Regional de Conciliação, promovida pela corregedoria do TRF5, durante dos dias 19 a 23 de agosto, resultou na homologação de mais de R$2,9 milhões em acordos concretizados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da JFPE em Recife. O número destaca o sucesso do evento e reforça a importância da conciliação como ferramenta essencial na resolução de conflitos.
Durante o período, foram realizadas 390 audiências, das quais 364 resultaram em acordos homologados, o que corresponde a 93% de sucesso. As audiências atenderam aos mutuários do Residencial Vitória, localizado em Vitória de Santo Antão.
O empreendimento, composto por 28 blocos, apresentou rachaduras que punham em risco a estabilidade dos imóveis, a ponto de 15 terem sido interditados pela Defesa Civil do município. A CAIXA realizou as obras para correção dos danos materiais na estrutura e propôs indenização por danos morais, com o pagamento dos advogados e dos assistentes técnicos, quando o caso.
Diante dos resultados bem-sucedidos, 50 mutuários do Residencial Vitória, que no primeiro momento, faltaram ou recusaram a proposta, manifestaram interesse em realizar os acordos. O Cejusc Recife informa que as audiências acontecem nesta quarta-feira, 4/9, na cidade de Vitória, tendo sido convocadas pelos próprios mutuários. “O percentual de acordo só tende a crescer”, destaca a coordenadora do Cejusc, magistrada Daniela Zarzar.