
Estreitando laços com o mundo acadêmico, a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) abriu as portas para alunos de Direito, nos dias 20 e 21 de novembro. Cerca de 40 estudantes da graduação da Uninassau, do polo Caruaru, fizeram visita técnica à Subseção Judiciária de Caruaru, sendo recepcionados pelo juiz federal titular da 16ª Vara Federal, o diretor da Subseção, José Moreira da Silva Neto.
O magistrado fez um breve histórico da Justiça Federal, explicando as competências, divisão regional, até chegar à apresentação dos painéis do PJe de uma vara propriamente dita. Houve espaço para perguntas dos estudantes sobre os mais variados temas ligados à Justiça Federal.
“É importante a Justiça Federal abrir suas portas não só a sociedade como um todo, mas em especial aos acadêmicos de Direito, futuros operadores, para que nos conheçam e se aproximem cada vez mais da Justiça Federal, eliminando barreiras muitas vezes colocadas por mero desconhecimento de seu funcionamento”, explica o juiz.
Para a professora Barbara Monteiro, a visita técnica realizada foi “extremamente rica em conteúdo e com um impacto muito positivo na construção da formação acadêmica dos discentes envolvidos. A ocasião acaba despertando nos alunos o interesse pelo aprofundamento de conteúdos, como por exemplo, análise de competências”.
O estudante Bruno Basílio também aprovou o momento. “Fomos calorosamente recebidos por profissionais dedicados e comprometidos, que gentilmente compartilharam seus insights e conhecimentos. Cada momento foi valioso, proporcionando-nos uma visão mais profunda dos desafios e responsabilidades enfrentadas diariamente por esta honrada instituição”.