
Atenta às práticas e políticas voltadas para proteger sistemas, redes, dispositivos, dados e usuários contra ataques cibernéticos, a JFPE se fez presente no 13º Fórum Brasileiro de Time de Computer Security Incident Response Team (CSIRT) e no 6° Workshop Malware Information Sharing Platform (MISP), dois dos maiores encontros na área de Tecnologia da Informação do país.
A Seção Judiciária de Pernambuco foi representada pelo servidor Leojoan Moura, da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), que compôs a equipe formada por quatro servidores da 5ª Região.
Os dois eventos aconteceram entre os dias 28/07 e 30/07, em São Paulo, e tiveram como objetivo ajudar a estabelecer relações de confiança entre profissionais de perfil técnico de diversos segmentos, focados em atividades de Security Operations Center (SOC) e tratamento e gestão de incidentes. As temáticas abordadas trazem estratégias contra ameaças cibernéticas, atualização de políticas de segurança, respostas a incidentes entre outros.
A entidade sem fins lucrativos, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br) é a responsável pela realização dos encontros. Desde 2005, o NIC.Br atua na implementação de políticas referente ao uso da internet no Brasil.
Para o servidor da JFPE, Leojoan Moura, da Divisão de Tecnologia da Informação (DTIC), “a participação no 13º Fórum Brasileiro de CSIRTs e no 6º Workshop MISP é uma excelente oportunidade de atualização técnica em cibersegurança. O intercâmbio com outros órgãos fortalece nossa capacidade de resposta frente às ameaças cibernéticas, consolidando uma atuação alinhada às diretrizes do CNJ e às mais recentes exigências de proteção de dados e resiliência digital no Judiciário”.