
Teve início nesta segunda-feira (18/08), a III Semana regional de Conciliação e Cidadania. O evento acontece de forma integrada à Semana da Pauta Verde, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com foco em consensualidade, sustentabilidade e justiça ambiental.
A solenidade, conduzida pelo corregedor-regional e coordenador do gabinete de Conciliação do TRF5, desembargador federal Leonardo Resende, foi transmitida pelo canal do TRF5 no YouTube. A abertura contou com a participação dos coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, sob a coordenação do corregedor-regional, desembargador federal Leonardo Resende. O magistrado destacou a importância das pautas ambientais e da justiça social, que se relacionam. “É preciso inovar na construção de soluções que protejam, sobretudo, pessoas em situação de maior fragilidade. Em litígios ambientais e tragédias climáticas, quem está socialmente em desvantagem sofre mais. É também uma questão de justiça ambiental”.
Durante a transmissão, a coordenadora do Cejusc da JFPE, juíza federal Daniela Zarzar anunciou a instalação do Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud-PE), além de mutirões relativos a prédios tipo caixão, financiados pela Caixa Econômica Federal.
Após a solenidade transmitida pelo Youtube, a desembargadora federal e vice-presidente do TRF5 Joana Carolina, a diretora do Foro da JFPE, juíza federal Amanda Torres de Lucena, o juiz federal coordenador do Núcleo 4.0 do Sistema Financeiro Habitacional, José Moreira da Silva Neto, e a juíza federal coordenadora do Cejusc, Daniela Zarzar realizaram a abertura presencial do mutirão da Seção Judiciária de Pernambuco.