Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Coordenadora do Centro de Conciliação da JFPE realiza entrega de certificados Amigos do Cejusc
Últimas atualizações: 21/08/2025 às 17:10

Nesta quinta-feira, a coordenadora do Centro de Conciliação da JFPE, juíza federal Daniela Zarzar realizou a entrega de certificados “Amigos do Cejusc”, em agradecimento pela colaboração e trabalho voluntário em prol da justiça e da cidadania.  A iniciativa, que faz parte da programação da III Semana Regional de Conciliação, que acontece de 18 a 22 de agosto na Justiça Federal da 5ª Região, fez menção ao trabalho executado no projeto “Traços e Laços” (TL) ,o qual teve sua primeira edição em 2024. 


O projeto TL consistiu num concurso de redação, dividido em duas categorias: melhor redação e melhor evolução de redação, no qual foram feitas três provas no estilo do ENEM. As provas foram elaboradas de forma voluntária pela Professora Fernanda Bérgamo, e, antes de cada exame, os alunos receberam orientações, também voluntárias, das acadêmicas da Faculdade de Direito do Recife, Mariana Maceió e Maria Eduarda Machado, acadêmicas de Direito 
 “Por meio do projeto Traços e Laços, tivemos a oportunidade de incentivar a escrita e a redação para a prova do ENEM. É um prazer estar aqui para prestar essa homenagem ao trabalho feito por elas”, destacou a juíza federal Daniela Zarzar. 


Receberam o certificado “Amigos do Cejusc” a estudante de Direito Mariana Maceió, a bacharel em direito Maria Eduarda Machado e a professora de redação, Fernanda Bérgamo, que participou virtualmente do encontro. 


O evento contou com a participação do Corregedor Regional da Justiça Federal da 5ª Região, Leonardo Resende, que reiterou a importância do projeto e agradeceu, em vídeo, às homenageadas. A diretora de tecnologia da JFPE, Fernanda Montenegro, também esteve presente. 


A estudante de direito Mariana Maceió, que ministrou palestras sobre redação aos estudantes contou sobre a sua experiência “Foi uma troca muito significativa de experiências, principalmente para reforçar a ideia da educação e da escrita como uma ponte para melhora de vida. Com a iniciativa do CEJUSC, levamos às pessoas esse incentivo, em momentos muito enriquecedores”, relatou. 

 “Me sensibilizou demais saber que a premiação também contemplou a melhor evolução, porque isso oportuniza que as pessoas acreditem em focar não em vencer o outro, mas se superar diariamente. Esse é o caminho para a construção de uma humanidade melhor”, ressaltou a professora Fernanda Bérgamo , que se colocou à disposição para novas edições do projeto. 


Na ocasião, a magistrada coordenadora do Cejusc lançou a próxima ação do Traços e Laços que, aliado com o Centro de Justiça Restaurativa da JFPE, terá como temática “Contando e Cantando a Vida”, com o objetivo de atender pessoas privadas de liberdade por meio de atividades de produção de texto de tom pessoal, além de aulas de música para os assistidos. O projeto ocorrerá em parceria com a Pastoral do Cárcere, que esteve representada por Neida Montarroyos durante a cerimônia.



Por: Assessoria de Comunicação JFPE

Mapa do site