
A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) participa da Pauta Verde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada de 18 a 22 de agosto em todo o país. A iniciativa, vinculada ao Fórum Ambiental do Poder Judiciário, busca fortalecer a agenda ambiental no Poder Judiciário por meio de ações institucionais e do incentivo à responsabilidade socioambiental.
Na Sede II da JFPE, magistrados e servidores desenvolvem práticas voltadas à preservação ambiental, como a implantação de uma horta orgânica. E no último dia 19/08, o Fórum Social Desembargador Neves Filho ganhou novas mudas de palmeiras nos jardins. A ação contou com a participação das juízas federais Flávia Tavares Dantas (29ª Vara Federal) e Ethel Francisco Ribeiro (34ª Vara Federal), bem como dos servidores Roberto de Macedo Gomes (19ª Vara Federal) e Gisele Siqueira (34ª Vara Federal).
O projeto foi iniciado em 2020 pela servidora Deize das Neves Correia, com o apoio dos colaboradores terceirizados. A equipe utilizou uma máquina de trituração de folhas secas construída com materiais recicláveis. Desde então, os resíduos de folhas são triturados e incorporados ao solo como adubo natural, sem utilização de agrotóxicos.
A horta conta com espécies variadas, incluindo frutas (mamão, pitanga, acerola, graviola, limão, goiaba, manga, banana, entre outras), raízes (macaxeira, batata-doce, inhame, gengibre e açafrão), ervas para chás (hortelã, capim santo, capim cidreira e aroeira), além de pimentas, cana-de-açúcar e mudas de jardim.
Deize Correia explica que as mudas e frutas são divididas entre os próprios servidores e terceirizados quando estão prontas para colheita, que também colaboram com doação de novas mudas para o local.