
Na última sexta-feira (22), a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) realizou uma programação especial em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento, promovido pelo Grupo de Apoio às Magistradas e Servidoras Vítimas de Violencia da JFPE (GAMs), teve quatro palestras, que incentivaram a informação, a proteção e o fortalecimento contra a violência. O evento contou com transmissão online via Teams.
A abertura foi realizada pela coordenadora GAMS da JFPE, juíza federal Ivana Mafra, que trouxe em seu discurso inicial um alerta. “Violência doméstica não é assunto de mulher, é assunto da sociedade. É algo que deve ser debatido todo dia”, enfatizou.
O presidente do Fórum Nacional de Juízes e Juízas de violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, juiz de direito Francisco Tojal, foi um dos convidados para integrar a programação do evento. O magistrado ministrou a palestra “Como ajudar a construir um mundo sem violência para as mulheres e meninas?”, e abordou temáticas envolvendo a educação anti-machista na infância, equidade de gênero, maneiras de interromper e reconhecer o ciclo da violência e outros. Para ele “A violência contra a mulher é uma guerra que precisa ser combatida com todo mundo dando as mãos”.
Participaram ainda, o psicólogo da JFPE Bruno Assis, o médico psiquiatra da JFPE Henrique Lacet e a artesã Vanusa Holanda, que enfrentou e superou os males provocados pela violência doméstica por meio do empreendedorismo. Sua nova marca de acessórios femininos @essa_sujeita, é uma ressignificação das suas dores, que foram transcendidas para fortalecer outras mulheres. “A partir dos 50 anos foi que eu retomei a minha força de reagir e hoje, sempre que eu olho para minha marca, participo de feiras e apoio outras mulheres, percebo que essa dor a cada dia diminui”, relatou a artesã, que realizou demonstração do seu trabalho.
Após as apresentações, os servidores e servidoras puderam tirar dúvidas com os palestrantes.
O Grupo de Apoio às Mulheres Vitimas de Violência da JFPE conta com canal direto de comunicação para as magistradas e servidoras, disponível no portal da JFPE (link). O agosto lilás é um mês de apoio e combate à violência contra a mulher. Se junte a essa causa e, em caso de violência, ligue 180.