Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

JFPE finaliza Programa de Reciclagem Anual da Polícia Judicial em novembro
Últimas atualizações: 24/11/2025 às 11:00
Foto mostra um homem dando aula e pessoas assistindo

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) realizou, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na sede I, o curso “Aperfeiçoamento Profissional da Polícia Judicial: Integração entre Inteligência, Atendimento Operacional e Gestão de Acesso”, focado na renovação da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS). A capacitação representa a última fase do Programa de Reciclagem Anual da Polícia Judicial, que ao longo do ano compreendeu o exame médico, realizado entre janeiro e março, o Teste de Aptidão Física (TAF), aplicado em junho, e, por fim, a etapa de cursos teóricos, concluída em novembro. A última aula será realizada em 28 de novembro.

Integrando o Plano Único de Capacitação da Polícia Judicial em 2025, o curso teve como objetivo desenvolver competências técnicas, estratégicas e humanas essenciais à atuação dos policiais judiciais, promovendo uma formação alinhada às exigências da segurança institucional.

O conteúdo foi estruturado em três frentes complementares ministradas por Lucas Medeiros, agente de polícia judicial da JFPE, José Carlos, agente de polícia judicial da JFPB e Leandro Pontes, diretor do Núcleo de Polícia Judicial da JFPE. Os conteúdos foram desde análise de riscos até fundamentos da atividade de inteligência, técnicas operacionais e elaboração de Relatórios de Busca, ampliando a capacidade analítica e de produção de informações qualificadas.

Para o instrutor Leandro Pontes, o curso busca fortalecer a capacidade de resposta diante de situações críticas. “As aulas aprofundam essa formação ao incluir conteúdos essenciais como Atividade de Inteligência em Segurança Institucional, com foco em operações de inteligência, Segurança Eletrônica, abordando tecnologias de monitoramento e fortalecimento das rotinas de controle. Esses temas refletem as demandas reais do nosso ambiente e garantem que a Polícia Judicial atue com técnica, precisão e alinhamento institucional”, explicou.



Por: Assessoria de Comunicação - JFPE

Mapa do site