A JFPE recebeu, na tarde do último dia 3/12, voluntárias do Grupo Mulheres do Brasil, a delegada de polícia Tereza Nogueira, a contadora e escritora Joana Monteiro e a consultora Nathiene Alencar, para um bate papo sobre relacionamentos abusivos e a coragem necessária para superá-los.
O encontro foi promovido pelo Grupo de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência da JFPE (GAMs) e fez parte das ações dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
Autora do livro “Barca furada: Um guia prático e definitivo para identificar, reconhecer e sair de um novo relacionamento abusivo”, Tereza Nogueira falou sobre a obra, escrita com base em sua vivência como delegada de polícia, que trata de situações em relacionamentos onde é possível identificar pontos de atenção que exigem mudança. “A ideia era fazer um livro que não fosse Jurídico, porque todos que trabalham com Justiça já conhecem as leis. O objetivo foi alcançar qualquer mulher, de qualquer área, para que reconheçam os sinais, saiam de relacionamentos que castram, que isolam, para que elas possam prosperar”, explicou Tereza. A delegada também falou sobre o seu Podcast “Chama a Delegada”, que recebe convidadas para falar sobre temas como violência e empoderamento feminino.
Joana Monteiro falou sobre o seu livro, “Coragem de ser faísca”, que narra a importância das mulheres se sentirem seguras para dizer não em situações desconfortáveis. “O convite a faiscar”. A escritora destacou que o livro foi escrito em um momento pessoal, e que a coragem não é o contrário de medo. “É no momento da dor que precisamos de mais coragem para sair, mesmo com medo. O medo não existe para paralisar, mas para nos dar cautela. “Dizer não é imprescindível. Precisamos aprender a exercitar. O primeiro não é sempre inseguro, mas depois que aprendemos, ele passa a sair confiante, e dessa forma afastamos o que nos faz mal e podemos recomeçar, destacou.
O bate-papo foi mediado por Nathiene Alencar, que trouxe pontos de destaque da conversa e ressaltou o trabalho do Grupo Mulheres do Brasil, surgido com o objetivo de promover a força das mulheres em todas as áreas de atuação, como o empreendedorismo, orientação e acolhimento.
Os dois livros estão à venda no formato digital pela plataforma Amazon.
