Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Mais um presídio pernambucano ganha salas de videoconferência montadas com recursos destinados pela 36ª Vara Federal 
Últimas atualizações: 15/09/2021 às 16:45

Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Ressocialização do Estado inaugurou mais uma sala de videoconferência em unidade prisional com recursos das prestações pecuniárias destinadas pela 36ª Vara Federal.  Desta vez, a Unidade contemplada foi a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), que passa a contar com duas salas de videoconferência completas, equipadas com computadores, câmera, microfone e caixas de som.  O projeto abrange todos os presi´dios do Estado de Pernambuco, com instalac¸a~o de duas salas por unidade prisional.


Estiveram presentes na inauguração a juíza federal titular da 36ª Vara da JFPE e membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF) da 5ª Região, Carolina Malta;  o secretário-executivo de Ressocialização de Pernambuco Cícero Rodrigues; a juíza estadual Orleide Roselia; desembargadora do TJPE, Daisy Andrade Pereira;  defensoras Mariana Resende e Marianna Granja; a gestora da penitenciária Gislane Bandeira de Melo e o promotor do MPPE Roberto Brayner.  
As salas de videoconfere^ncia são utilizadas para participação dos réus presos em audie^ncias ou interrogato´rios de forma virtual, sempre que possível e determinadas pelos jui´zes. "O projeto para a criação dos ambientes com os recursos destinados pela 36ª Vara teve início em 2019, antes da pandemia, porém ganhou maior utilização com surgimento da covid-19, uma vez que permite também a visitação e o atendimento dos presos por seus defensores e advogados, sem risco de contaminação", explicou a magistrada Carolina Malta. 


Os recursos para montagem das salas e aquisic¸a~o dos equipamentos são decorrentes de prestac¸o~es pecunia´rias pagas por re´us em ac¸o~es de conhecimento e, predominantemente, execuc¸o~es penais. 


Com a implantac¸a~o e utilizac¸a~o das salas, também são poupados recursos com deslocamento de presos, ale´m de garantir uma maior seguranc¸a ao sistema, uma vez que os presos na~o precisara~o sair das unidades prisionais para comparecerem a`s audie^ncias.



Por: Assessoria de Comunicação JFPE

Mapa do site