Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Projeto "Caravana do Bem-Estar” realiza primeira ação em Petrolina
Últimas atualizações: 23/05/2023 às 14:50
foto1: servidores me circulo de conversa Foto2: Servidores juntos posando para foto

 Com o objetivo promover qualidade de vida no ambiente de trabalho, melhoria nas relações sociais, integração das equipes e prevenção ao assédio moral, a Comissão de enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual a JFPE (CEAM), presidido pela juíza federal Thaylinni de Lavor Passos, deu início, na última quinta-feira (18), às atividades do projeto Caravana do Bem-Estar, que teve como ponto de partida a Subseção de Petrolina.
 
Após a realização da ação de estreia, as próximas visitas da caraná estão agendadas para Caruaru e Recife, respectivamente nos dias 18 e 19 de agosto de 2023.
 
De acordo com o projeto, a oferta de um espaço para diálogos presenciais entre as equipes de servidores que compõem as diversas subseções da Justiça Federal em Pernambuco, estão em conformidade com o previsto nas Resoluções n.º 207/2015 e n.º 240/2016, ambas do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece como diretriz a ser atendida por todos os Tribunais para conferir a valorização e garantir ambiente de trabalho adequado e qualidade de vida aos magistrados e servidores: “promover ações de melhoria contínua no ambiente de trabalho de forma integrada e contínua, contemplando as dimensões física, social, psicológica e organizacional, favorecendo a adoção de hábitos saudáveis, a melhoria das relações de trabalho, a qualidade e efetividade dos serviços e o aumento do desempenho” (art. 8.º, III)”.
 
As atividades são guiadas pela própria magistrada Thalynni Lavor Passos e pela servidora Danelly Barros Beserra, que utilizam de ferramentas, como meditação, técnicas terapêuticas a partir de leituras, colagens e expressão corporal, círculos de diálogo, baseados na Justiça Restaurativa, técnicas de design thinking e comunicação não violenta, entre outras. Para a magistrada e presidente da Comissão de Combate ao assédio na JFPE, Thalynni Lavor, “a caravana representa um importante passo na promoção de um espaço de diálogo e cuidado em benefício dos colaboradores da Justiça Federal em Pernambuco (servidores, estagiários, requisitados e terceirizados) ”.
 
Já o servidor da Subseção de Petrolina, Rogério Martins Dias, destacou que a Caravana do Bem-Estar mostrou ter partido de um pressuposto importante: propiciar um ambiente de abertura, confiança, escuta e fala transversais, respeitosas e amplas, com participação de todos que compõem a força de trabalho da unidade, pertencentes ou não ao quadro permanente de pessoal, em um trabalho conduzido por duas pessoas representativas desse universo (uma servidora e uma magistrada). “Tudo isso com a finalidade de obter resposta a uma questão essencial: como estamos nós e como está cada um em sua realidade laboral? Creio que a experiência foi extremamente proveitosa, pois foi um momento de troca, atenção à realidade do outro e boa integração, o que é extremamente necessário à construção de um ambiente de trabalho mais saudável”, considerou.



Por: Assessoria de comunicação JFPE

Mapa do site