A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) doou cerca de 9.200 kg de papéis para a ONG Moradia e Cidadania, no último dia 08 de novembro. Entre os itens doados estão 6.778 kg de documentos administrativos e 2.434 kg de processos judiciais devidamente analisados. De acordo com a ONG, os papéis serão reciclados e os recursos obtidos com o material serão utilizados em projetos sociais.
Segundo a diretora do Núcleo Judiciário e coordenadora da Comissão Permanente de Avaliação Documental - CPAD, Geórgia Paixão, a gestão de documentos e processos judiciais e administrativos da JFPE, que é executada utilizando procedimentos padronizados e seguindo as orientações do CNJ e do CJF, possibilita que o interessado tenha acesso mais fácil e rápido aos documentos e processos arquivados, que se identifique documentações de valor histórico, que reduza o espaço físico destinado para a guarda, e ao doar os papéis a serem descartados para a ONG, a JFPE presta serviço social e em prol do meio ambiente.
Essa é a segunda doação de 2023 envolvendo a ONG Moradia e Cidadania. A doação dos arquivos administrativos e judiciais seguiu as diretrizes estabelecidas nas Resolução nº 324/2020 e Resolução nº 714/2021, do Conselho de Justiça Federal (CJF), que estipula a temporalidade dos documentos administrativos.
PARCERIA - A colaboração da JFPE com a ONG iniciou em 2015. Presente em todos os estados brasileiros, a organização tem como propósito fomentar a cidadania de comunidades em situação de vulnerabilidade social, destacando-se na promoção da educação, geração de emprego e renda e iniciativas de combate à fome e à miséria.