Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Grupo de apoio da JFPE adere a campanhas de combate ao assédio durante o carnaval
Últimas atualizações: 08/02/2024 às 12:15
Foto ilustrativa de mulher sorrindo com adereços de carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma campanha que busca conscientizar e prevenir situações de assédio e outras violências, durante as festividades do Carnaval.

A campanha é impulsionada pelas redes sociais do Conselho com mensagens diárias durante o período e busca enfatizar a importância da igualdade e do respeito aos direitos de todas as pessoas, independentemente de origem, gênero ou orientação sexual e tem por referência o movimento e protocolo Não é Não! As publicações também reúnem informações de utilidade pública e serviços oferecidos pelo Poder Judiciário e outras instituições para os foliões e as foliãs.

Serviços de apoio e orientação no Recife e Olinda

O Grupo de apoio da JFPE indica ainda, que durante o carnaval, haverá serviços de atendimento e orientação às mulheres em situação de violência com stands montados em pontos estratégicos de Recife e Olinda para atender e auxiliar as vítimas.

Em Olinda, a partir da quinta-feira (8), haverá um posto do Centro Especializado de Atendimento à Mulher na Praça do Carmo com advogados, assistente social, psicólogo, guarda feminina e Delegacia da Mulher.

Já no Recife, o atendimento começa na quarta-feira (7), na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, num espaço da Secretaria da Mulher do Recife. Lá, haverá uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, advogada e assistente social do Centro de Referência Clarice Lispector. Os atendimentos vão até terça-feira (13), das 16h à 2h.

A sede do Centro Clarice Lispector, em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão, e no bairro do Ipsep, na Zona Sul, funcionará das 7h às 19h durante o carnaval. Já o serviço telefônico gratuito de orientação vai funcionar 24h, pelo WhatsApp (81) 99488-6138.

Também é possível conseguir atendimento nos telefones da Ouvidoria da Mulher 0800.281.81.87, o 190 Mulher, da Polícia Militar, e o 180, que é a Central de Atendimento à Mulher.

A coordenadora do Grupo de Apoio a magistradas e servidoras vítimas de violência doméstica e familiar da JFPE, juíza federal Ivana Mafra Marinho destaca que a violência doméstica e familiar contra as mulheres deve ser combatida durante todo o ano, porém, tende a aumentar no período de Carnaval, em que é maior o consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas. É importante que todas as mulheres saibam a quem e onde procurar ajuda em caso de necessidade.



Por: Assessoria de Comunicação JFPE

Mapa do site