Portal JFPE - Institucional
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

HISTÓRICO

A Biblioteca da Justiça Federal, inicia suas atividades em 1986, no prédio situado à Av. Dantas Barreto, Bairro de São José. A partir do ano de 1994, suas instalações foram transferidas para o Palácio Frei Caneca, sede anterior do Tribunal Regional Federal - 5ª Região, permanecendo neste local até o início de 1996, quando se instalou na sua sede atual, Fórum Ministro Arthur Marinho.

Através da Portaria nº. 42-DF, de 06 de fevereiro de 1996, passou a denominar-se Biblioteca Petrônio Maranhão Gomes de Sá, em homenagem ao Juiz Federal maranhense, que atuou nesta seccional no período de 1991-1994.

Subordinada a Secretaria Administrativa, tem como objetivo básico proporcionar suporte informacional às atividades desenvolvidas nesta seccional.

Seu acervo bibliográfico é composto de livros, periódicos, obras de referência, folhetos e voltada para área jurídica.

Em junho de 1997, iniciou o processo de informatização da Biblioteca, adotando-se a base de dados SABIA (Sistema de Apoio Bibliotecário Automatizado) com o objetivo de otimizar e agilizar a pesquisa e empréstimo do material bibliográfico disponível na Biblioteca. Em novembro de 1997 o sistema, foi disponibilizado aos usuários em rede, não só para a consulta ao acervo, mas também para empréstimo, inserindo, assim, a Biblioteca no mundo virtual.

No ano de 2005, com a chegada do Diretor do Foro Juiz Federal Frederico José Pinto de Azevedo, graças à sua sensibilidade e visão macro, a Biblioteca iniciou o projeto de Memória Institucional responsável pela preservação e disseminação da história da JFPE. Concomitantemente com a criação do Espaço Memória físico, foi desenvolvido o Espaço de Memória virtual, para torná-lo fonte sempre atualizada das informações sobre a história da Instituição.

Em 2008, dando continuidade a informatização, o Software Thesaurus foi instalado possibilitando a pesquisa através da Internet, criando uma maior integração e agilização na prestação de serviços entre as diversas bibliotecas que compõem a Justiça Federal em todo o território nacional.

Atualmente está em uso o software Pergamum, que foi instalado em outubro de 2015 e funciona de forma integrada com as bibliotecas a seguir: Conselho da Justiça Federal (CJF), TRF5, Seções Judiciárias e a Subseção de Petrolina, bem como o TRF3, Seções Judiciárias e as Subseções de Campinas e Ribeirão Preto.

Em abril de 2016, a Biblioteca da JFPE recebeu doação de 2.693 livros, feita pelo Juiz Federal da 21ª Vara Francisco Antônio de Barros e Silva Neto. A relação dos livros dessa coleção está disponível para consulta na página da Biblioteca dentro do Portal da JFPE.

Localizada no 3º andar do edifício anexo deste Fórum, funciona como Centro de Documentação e Informação Jurídica e tem como objetivo, facilitar o acesso a fontes de informações relevantes, de forma precisa e eficaz. Tem como público-alvo juízes, servidores da Justiça Federal em Pernambuco e comunidade jurídica em geral.

* Elaborada e atualizada pela equipe da Biblioteca da JFPE

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Mapa do site